Carnaval 2020: a maioria das cidades do Triângulo e Alto Paranaíba tem ponto facultativo no feriadão

Serviços essenciais, como saúde contam com esquema especial.

Confira como ficam os serviços públicos nas cidades de Uberaba, Uberlândia, Araguari, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio e Araxá.

Carnaval Uberlândia 2020 baile das Marchinhas Reprodução/TV Integração Com o carnaval, as Prefeituras do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba terão dias de recesso na próxima semana.

Confira o que abre e o que fecha em algumas cidades das regiões.

Conforme apuração do G1, a maioria dos serviços públicos, exceto os essenciais, serão suspensos na segunda (24) e terça-feira (26). Confira: Uberaba O expediente nas repartições públicas municipais de Uberaba, incluindo as autarquias e fundações, encerraram os trabalhos às 18h desta sexta-feira (21) e as atividades serão retomadas na Quarta-Feira de Cinzas (26), a partir das 12h. As escolas municipais, Casa do Educador, Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, Centro de Referência de Educação Inclusiva (Crei) e Cemea Boa Vista estarão fechados na segunda (24) e terça-feira (25).

Na quarta-feira, funciona apenas a parte administrativa à tarde.

As escolas voltam a funcionar apenas na quinta-feira (27). Já as UPAs São Benedito e Mirante e o Samu funcionam 24 horas ininterruptamente.

No sábado, domingo, segunda e terça de Carnaval a farmácia da UPA São Benedito funciona das 10h às 18h, enquanto na quarta-feira o atendimento será das 18h às 22h.

E a Farmácia Central, na Rua Governador Valadares, funciona das 7h às 19h no sábado e na segunda-feira.

Na quarta, o local abre as portas a partir das 12h.

As Unidades Básicas, Matriciais e Regionais de Saúde, bem como as farmácias básicas e a Farmácia Solidária não terão atendimento.

A Central de Ambulâncias funciona somente para pacientes de hemodiálise (pré-agendado) nos feriados. A Superintendência de Transporte Público disponibilizará operação especial do transporte coletivo urbano para atender aos dois dias do carnaval, que ocorrerá no sábado e domingo, na Praça da Mogiana.

As rotas estão disponíveis no site da Prefeitura. Confira o funcionamento em outros serviços na cidade Ceasa: comercialização normalmente; Feiras livres: não funcionam apenas na segunda-feira, que é folga normal para os feirantes; Mercado Municipal: funcionará normalmente das 7h às 18h, com exceção na terça-feira já que o Mercado fechará às 12h; Parque Jacarandá/Zoológico: de sábado a quarta-feira das 10h às 17h; Mapa do Ipê: normal, das 7h às 17h; Parque das Acácias e Piscinão: aberto todos os dias, das 6h às 21h; Museu de Arte Decorativa e Museu de Arte Sacra: fecham na sexta e só reabrem na quarta-feira, a partir das 12h; Memorial Chico Xavier: abre sábado e domingo de carnaval, mas fecha na segunda e terça-feira.

Expediente normal a partir de quarta-feira. Uberlândia De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, alguns serviços serão suspensos nesta segunda e terça-feira.

Os atendimentos retornam à normalidade na quarta-feira.

Confira na tabela abaixo: Abre e fecha de carnaval em Uberlândia Araguari A Prefeitura de Araguari decretou ponto facultativo, por meio do Decreto n° 021 de 12 de fevereiro, no feriado de carnaval, entre segunda e quarta-feira (26).

Segundo o Município, a determinação será aplicada apenas às secretarias, coordenadorias e repartições públicas municipais. Porém, os serviços considerados essenciais à população, como ações das unidades que possuam urgência e emergência da Secretaria de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e cemitérios serão mantidos em regime de plantão. Ituiutaba Em Ituiutaba, o Decreto n° 9.329 assegura ponto facultativo apenas na segunda e terça-feira, por ocasião dos festejos de carnaval.

O atendimento ao público nas repartições públicas e autarquias municipais retorna na Quarta-Feira de Cinzas, às 12h. O documento ainda prevê que os secretários e gestores de órgãos administrativos ficarão responsáveis por manter funcionando normalmente os serviços essenciais e solucionar casos de urgência, inclusive com a convocação de servidores, havendo necessidade excepcional. Patos de Minas Devido ao ponto facultativo referente ao carnaval, a Prefeitura de Patos de Minas encerrou o horário de funcionamento nesta sexta-feira (21), às 18h, e retornará às atividades às 12h de quarta-feira.

Os pontos facultativos de 2020 foram determinados pelo decreto nº 4.747 de 10 de novembro de 2019. Cumprirem expediente normal os trabalhadores dos serviços essenciais da área da saúde, limpeza pública, operação do aterro sanitário, manutenção do semáforo e rede de esgoto, rondantes, cemitério municipal, terminal de passageiros, aeroporto, Parque Municipal do Mocambo, serviço SOS/ambulância e demais considerados essenciais. Mas, segundo a Administração, esses servidores vão poder ter outro dia de folga, a critério deles, exceto aqueles que trabalham em regime de revezamento de turno. Patrocínio A Prefeitura de Patrocínio comunicou que não haverá expediente nas repartições públicas municipais e autarquias na segunda, terça e quarta-feira.

A coleta de lixo será suspensa apenas na terça.

Nos demais dias o recolhimento será feito normalmente, seguindo os horários e dias pré-estabelecidos para cada bairro. O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também será suspenso nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro.

Os casos de urgência e emergências serão atendidos no Pronto-Socorro Municipal, que terá a equipe reforçada no período. Araxá De acordo com decreto municipal, o expediente nas repartições públicas diretas e indiretas durante as festividades e comemorações alusivas ao carnaval será de ponto facultativo na segunda e na terça-feira, e retorna normalmente a partir das 12h de quarta-feira. Os Centros e as Escolas Municipais de Educação Infantil (Cemei/Emei) retornam às atividades na quinta-feira.

Já o setor administrativo da Secretaria de Educação volta na quarta-feira, a partir das 12h. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) UniNorte e Unisse funcionam normalmente na segunda-feira, de 7h às 17h.

Já UniOeste, UniLeste, UniCentro, UniNordeste e Unisa não estarão abertas para atendimento ao público e retornam na quarta-feira, às 12h, assim com as unidades do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) - antigos PSF.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionará em regime de plantão 24 horas. A coleta de lixo e a coleta seletiva funcionarão na segunda, terça e quarta-feira. Em relação aos museus, a população poderá acessar os espaços coordenados pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) das 10h às 16h na segunda e na terça-feira.

O Teatro Municipal ficará aberto das 9h às 13h.

Na quarta-feira, o funcionamento dos empreendimentos culturais será normal a partir das 8h. Os museus também estarão abertos no sábado (22) e no domingo (23) para visitação das 10h às 16h e das 8h às 13h, respectivamente.

Exceto domingo, o Teatro Municipal ficará aberto no sábado, das 9h às 13h. Já o Parque do Cristo funciona normalmente durante o feriado de carnaval, inclusive aos finais de semana, das 7h às 22h.

Categoria:MG - Centro-Oeste